16 de agosto de 2010

Santidade


Quando mencionamos a palavra santidade, muitas vezes o que nos vêm a mente, é algo muito difícil, que não conseguiremos nunca e achamos que só aqueles mais certinhos – quietinhos, calados, ou que se vestem de modo santo - é que conseguem viver assim. 


Realmente, esta é a idéia que muitas pessoas tem de santidade, algo visto, contemplado exteriormente; porém a santidade começa no coração.
Esta realidade vivida por muitos se assemelha a uma exortação que Jesus fez aos escribas e fariseus, pois se preocupavam com o exterior (leis, regras) do que com o interior (coração), leia  Mt 23:25-29


Jesus mostra para aqueles homens que a pureza do homem começa no coração. 


“O Senhor, contudo, disse a Samuel: ‘Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração’”. I Samuel 16:7.





Entendendo a santificação:

 - Santificação é uma obra progressiva da parte de Deus e do homem que nos torna cada vez mais livres do pecado, e semelhantes a Cristo, o Filho de Deus em nossa vida presente. 



Por exemplo: quando uma pessoa que falava mentira se arrepende, ela não mente mais, nessa área ela cresceu, conseqüentemente está sendo mais semelhante a Cristo.

- Uma vez que nascemos de novo não podemos continuar pecando como um hábito ou como um padrão de vida. 


"Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus"(I J0 3:9).


- A santificação é um alvo de modo cristão, a partir do momento que a pessoa crer em Cristo, o seu desejo é ser como seu mestre; Cristo é nosso referencial de vida. Através do exemplo, e das palavras, podemos ver que conseguimos vencer cada obstáculo que vem sobre as nossas vidas.
"Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo"(I Pe 1:16)


- A Bíblia diz em Rm 6:11, 14, que “o pecado não terá domínio sobre nós”, portanto não somos mais escravos do pecado, isto significa que nós cristãos por meio do auxilio de Cristo, temos poder para superar as tentações e seduções do pecado.



- A santidade é um processo na vida do cristão. Paulo diz, que por toda a nossa vida cristã, estaremos sendo aperfeiçoados. 
“Todos nós.. somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem”. (II Co 3:18). 


Gradualmente nos tornamos cada vez mais semelhantes a Cristo, conforme avançamos na vida cristã.


- Muitos adolescentes quando voltam de algum evento da Igreja (acampamento, encontro, culto, congresso), acham que tudo vai mudar de um dia para o outro. Isso não é verdade, apesar dessa motivação ser natural, o adolescente deve procurar um líder para orientá-lo, a partir do momento que esse decidiu mudar, fazendo assim ficará mais fácil lidar com as tentações que viram no decorrer dos dias.


- Santidade não é deixar de fazer, mas fazer conforme a palavra de Deus.

Motivos para a obediência a Deus na vida cristã:


1- O desejo de agradecer a Deus e de expressar nosso amor por Ele. (JO 14:15).
2- A necessidade de manter uma consciência limpa diante de Deus.
3- O desejo de ser um “utensílio” para honra e glória de Deus. (II Tm2:20-21)
4- Desejo de ver as incrédulos vindo a Cristo por terem observado nossa vida (I Pe3:1-2)
5- O desejo de receber as bênçãos atuais de Deus sobre nossa vida e ministério.
6- Desejo de evitar o desprezar e a disciplina de Deus sobre nós.
7- Anseio por andar mais próximo de Deus (Mt 5:8).
8- Anseio de fazer o que Deus ordena, simplesmente porque Seus mandamentos são corretos e nos deleitamos em fazer o que é correto.


A Palavra de Deus diz:



"E o mesmo Deus de paz vos santifique em TUDO; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservadosIRREPREENSÍVEIS para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."
(Tessalonissenses 5:23)


Se nós temos a mente de Cristo sabemos que tem que ser uma mente pura, pois o Senhor Jesus Cristo sempre foi uma pessoa pura. Deus nos ensina através de sua Palavra, sua Palavra vai nos lavando e nos limpando a cada dia. Temos que deixar as coisas da "velha criatura" para trás, não podemos esquecer nunca, que, sem santidade, ninguém verá o Senhor, muitos se dizem de Deus, mas levam uma vida sem santidade nenhuma, não estão separados deste mundo, andam conforme o mundo anda. Deus tem me mostrado como a santidade é importante na vida de um servo ou de uma serva de Deus, devemos nos despir das coisas desse mundo de ilusão e nos vestir das vestes espirituais em Cristo Jesus. Existem tantas coisas encobertas nesse mundo de trevas, mas muitos não compreendem o envolvimento que possuem com elas quando não abandonam definitivamente suas vaidades, seus gostos, seus costumes mundanos. Parece exagero mas não é, muitas coisas possuem envolvimento com as trevas, e os cristãos não conseguem se desligar delas porque creem que isso não tem importância nenhuma em suas vidas.


Novo nascimento é nascimento espiritual, que refletirá exteriormente a vida em Jesus Cristo, vemos que a maioria das igrejas pregam um evangelho fácil, cômodo, de porta larga, onde todos podem andar conforme o mundo anda, mas não é assim que a Palavra de Deus ensina:

Em Efésios 4:17-24 



"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. 
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; 
Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. 
Mas vós não aprendestes assim a Cristo, 
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; 
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente; 
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 


Temos que levar uma vida santa, temos que ser luz nesse mundo de trevas, devemos perguntar ao Senhor se estamos agindo de acordo com sua divina vontade, Será que minhas palavras estão glorificando a Deus?, será que o meu modo de agir está glorificando a Deus?, será que aquilo que estou vestindo está glorificando a Deus, será que as músicas que estou ouvindo estão glorificando a Deus ou agradando a minha carne? Será que tenho dado bom testemunho aonde quer que eu vá? Será que meu namoro é santo? Será que há santidade no leito em que durmo com minha/meu esposo (a)?
Ser nova criatura consiste em abandonar as coisas que desagradam a Deus , e seguir nossa jornada fazendo de tudo para agradar ao nosso Pai de amor.
Afinal se morremos para este mundo temos que viver para Deus.

Romanos 6:3-7


"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? 
De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.  
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; 
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com elecrucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Porque aquele que está morto está justificado do pecado". 

Servirmos a um Deus santo, e se recebemos dEle o seu Santo Espírito, temos que ser santos também. 

1 Pedro 1:13-16
"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; 
Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vóstambém santos em toda a vossa maneira de viver;  
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu "sou santo"


"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor."   (Hebreus 12:14)

"Mas agora , despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca."   (Colossenses  3:8)

Quando estiveres sendo tentado, clame ao Senhor Jesus, que Ele virá te socorrer, seu sangue nos dá a vitória sobre toda e qualquer tentação.


"É assim: Certo que o Senhor não está "mandando", Ele está afirmando que, se alguém está Nele, verdadeiramente, é santo. Se alguém segue o Senhor, seja santo, porque do contrário será mentiroso. Quem ama o Senhor esforça-se para não ser vencido pelo mundo e a carne. Esse esforço é no espírito e não na carne O esforço pode ser em orações, clamores e súplicas sobre qualquer dificuldade ou circunstância da vida e mesmo para a nossa vida em santidade e santificação."  (Sergio L.Brandão)


"A CONVERSÃO TIRA O CRISTÃO DO MUNDO; A SANTIFICAÇÃO TIRA O MUNDO DO CRISTÃO".

Deus abençoe sua vida!

0 comentários :

"Amada, o nosso bom testemunho de vida cristã começa dentro do nosso lar".
QUAL O PAPEL DO MARIDO E DA MULHER DENTRO DO LAR?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...