13 de maio de 2011

Quanto as casadas e as viúvas ?


QUANTO AS MULHERES CASADAS, DIZ O NOSSO AMADO IRMÃO PAULO:

"Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.

Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.

E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.


Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.

Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.

Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?

E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas". (1 Coríntios 7:10 - 17).

E mais: 


"Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.

E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma. 

A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor". (1 Coríntios 7:34,35,39).



Esses versículos acima são mandamentos de Deus.



E QUANTO AS VIÚVAS, O QUE DIZ AS ESCRITURAS SAGRADAS?

"Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.
Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.
Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações;
Mas a que vive em deleites, vivendo está morta.


Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis.

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido;

Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.

Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se;

Tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé.

E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém.

Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer;

Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.

Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas". (1º Timóteo 5: 3-16).



Temos que honrar as viúvas, e os filhos e netos que tem viúvas tem que cuidar delas em 1° lugar, como ordena a palavra de Deus. Mas aquela que é desamparada, tem que esperar em Deus, e perseverar em orações dia e noite.

Para as viúvas que vivem em deleites, diz as escrituras que vivendo está morta, pois a vontade de Deus é que a viúva seja irrepreensível.

Podemos perceber também que é um mandamento de Deus, que a igreja sustente as viúvas. Mas o nosso Deus faz algumas restrições:

Que sejam sustentadas aquelas que, tenham acima de sessenta anos, que tenham sido mulher de um só marido.Viúvas que tenham testemunho de boas obras: Se criaram bem os filhos, se foram hospitaleiras, se lavaram os pés aos santos (outro mandamento importante), e se socorreram os aflitos. Conclusão: Se praticaram toda a boa obra.


A palavra cita também, as viúvas mais novas, que andam ociosas de casa em casa, ou seja, à toa, fazendo fofocas, e falando o que não convém.

Por isso, a vontade de DEUS para a vida de toda viúva que pertence a Ele, é que elas sejam irrepreensíveis, e vivam conforme a palavra de Deus.

E para terminar lembremos que:

"A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos." (Provérbios 12:4).

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas. 

0 comentários :

"Amada, o nosso bom testemunho de vida cristã começa dentro do nosso lar".
QUAL O PAPEL DO MARIDO E DA MULHER DENTRO DO LAR?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...