27 de agosto de 2011

Família, o céu sobre a terra

FAMÍLIA:

O CÉU SOBRE A TERRA


Desejo compartilhar com os amados irmãos aqui, sobre família: O céu sobre a terra. Sei que, se os irmãos acatarem ao que vai ser dito aqui, cada casa, cada família será um pedaço do céu aqui nesta terra. Aleluia! O livro de Deuteronômio nos diz assim:
“Gravem estas minhas palavras no coração e mente; amarrem-nas como sinal nas mãos e prendam-nas na testa. Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem. Escrevam-nas nos batentes das portas de suas casas, e nos seus portões...” (11:18-20).

Tudo! Tudo o que aconteceu ao povo de Israel hoje nos serve como exemplo, como advertência, para que através deles nós tenhamos conhecimento da vontade do coração do nosso Deus. Esta palavra é uma séria advertência para observarmos os princípios que estão na palavra de Deus. Nesta passagem que lemos em Deuteronômio 11, Moisés está mostrando aos filhos de Israel como entrar em Canaã, como entrar na sua herança, como entrar na promessa do Senhor, como entrar na terra que mana leite e mel. Moisés mostrou ao povo, em primeiro lugar, como Deus lhes deu advertências de como permanecerem numa herança, de como permanecer na Canaã, de como permanecer na terra que mana leite e mel.

TODO NOSSO VIVER CONTROLADO PELA PALAVRA DE DEUS

Temos que aprender como firmar-se na nossa herança, na nossa Canaã, depois de entrarmos nela. É incontestável através das escrituras que o povo de Israel teve sempre mais dificuldade em permanecer em Canaã do que para entrar. Creio que o mesmo está ocorrendo entre nós, os filhos de Deus em nossos dias. Temos tido muito mais lutas para guardar e manter as bênçãos do nosso Deus em nossas vidas do que tivemos para recebê-las. 


Se nós, amados irmãos, desejamos receber a vitória de permanecer na Canaã, permanecer na boa terra, permanecer na bênção de Deus, devemos acatar as advertências que são ditas em Deuteronômio 11:18, que nos diz para:
“Gravar as palavras do Senhor no coração e na mente, atá-las por sinal na vossa mão, e colocá-las entre vossos olhos.”

Em outras palavras, o profeta Moisés está dizendo que nossa vida inteira deve ser controlada pela palavra de Deus. Todo o nosso viver, a nossa vida toda - e vida aqui, quer dizer existência - toda a nossa existência, a nossa vida inteira, deve ser controlada pela palavra de Deus.
É isso o que nos diz o verso 18. E o verso 19 nos diz assim:
“E ensinai-as a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas, e andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.”

Amado pai, ensinar aos filhos não quer dizer mandá-los a uma “escola dominical”. Ensinar aos filhos também não é dizer para irem a uma “reunião de jovens”, ou “reunião de mocidade”, ou alguma “conferência da juventude”, ou fazerem algum “cursinho Bíblico”
Não, mas é assim que muitos dos pais cristãos pensam que devem os seus filhos ser ensinados. A palavra de Deus não diz para os pais mandarem seus filhos para “escola bíblica dominical”, antes diz que a palavra de Deus deve ser o tema de conversa todos os dias  nossos lares com nossos filhos.- Na hora de levantar!- Na hora de comer!- Na hora de deitar! 
Não é uma mera questão de enviar os filhos para algum “professor”, cujo caráter talvez você nem conheça, que deverá desempenhar a função abandonada por nós pais, função que é nossa como pais, função que é sua como pai. 
Não estou dizendo tampouco que é uma mera leitura bíblica com as crianças. Não é uma mera leitura diária da bíblia com as crianças. Instrução espiritual, de acordo com esta passagem bíblica, deve ser contínua todos os dias, e em todo tempo. 

Ouçam irmãos pais, é sua, e não de qualquer “professor”, a responsabilidade de entrelaçar o ensino da palavra de Deus com todas as atividades diárias. 
O ensino bíblico deve ser entrelaçado com todas as atividades diárias da vida familiar, isso é o que diz a palavra de Deus. O pai é responsável por entrelaçar o ensino bíblico com todas, todas as atividades diárias da vida de sua família. A responsabilidade é sua. O verso 20 de Deuteronômio 11 nos diz:
“E escrevê-las-ei nos umbrais das vossas casas e nas vossas portas.”
O que Moisés queria dizer com isto de escrever nos umbrais e nas portas das casas? Significa que qualquer situação que surgir na porta da nossa casa deve ser confrontada com a palavra de Deus! Desde o portão da minha casa, os filhos devem saber que tudo é lidado com a Palavra de Deus! 
Moisés está dizendo que, em todas as circunstâncias, a família deveria ser confrontada pela palavra de Deus, em todas as formas, em todas as oportunidades e em todos os lugares.

TODO NOSSO VIVER CONTROLADO PELA PALAVRA DE DEUS

           Temos que aprender como firmar-se na nossa herança, na nossa Canaã, depois de entrarmos nela. É incontestável através das escrituras que o povo de Israel teve sempre mais dificuldades em permanecer em Canaã do que para entrar. Creio que o mesmo está ocorrendo entre nós, os filhos de Deus em nossos dias. 
          Temos tido muito mais lutas para guardar e manter as bênçãos do nosso Deus em nossas vidas do que tivemos para recebê-las. Se nós, amados irmãos, desejamos receber a vitória de permanecer na Canaã, permanecer na boa terra, permanecer na bênção de Deus, devemos acatar as advertências que são ditas em Deuteronômio 11:18, que nos diz para:
“Gravar as palavras do Senhor no coração e na mente, atá-las por sinal na vossa mão, e colocá-las entre vossos olhos.”
Em outras palavras, o profeta Moisés está dizendo que nossa vida inteira deve ser controlada pela palavra de Deus. Todo o nosso viver, a nossa vida toda - e vida aqui quer dizer existência - toda a nossa existência, a nossa vida inteira, deve ser controlada pela palavra de Deus.
É isso o que nos diz o verso 18. E o verso 19 nos diz assim:
“E ensinai-as a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas, e andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.”

CONFRONTANDO TODA FAMÍLIA COM A PALAVRA DE DEUS

Devemos confrontar a nossa família com a palavra de Deus, em todo lugar, em toda circunstância e em cada oportunidade. Pai confronte seus filhos com a palavra de Deus, diga-lhes que não há comunhão de luz e trevas, diga-lhes que devemos pagar o mal com o bem, diga-lhes que o pecado não terá domínio sobre nós, diga-lhes que é na palavra de Deus que encontramos a solução para os nossos problemas! E, no verso 21, Ele nos dá uma descrição daquilo que acontecerá se assim obedecermos. Ele diz:
“Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos como os dias do céu sobre a terra.”
Amados irmãos! Amados pais! Eu estou sempre desejando não só para a minha família, mas para as famílias de meus amados irmãos em Cristo Jesus, que suas famílias sejam como um pedacinho do céu na terra. Mas agora eu faço uma pergunta: Quantas famílias cristãs, quantos lares cristãos, quantas famílias modernas do século XXI parecem ser um céu na terra? 
Quantas você conhece? Poucas não é mesmo? Nossas famílias serão um pedacinho do céu na terra como diz em Deuteronômio se a nossa vida familiar girar em torno da palavra de Deus. Vou dizer de novo: a nossa família será um pedacinho do céu na terra se a vida familiar girar em torno da palavra do nosso Deus. O lar, a família a casa é o lugar onde se deve manter a vida espiritual.

                        É ENSINAMENTO PARA TODAS AS ÉPOCAS

O lar é o lugar aonde os filhos recebem instrução espiritual e tudo mais deve ocupar uma posição secundária em nosso lar. E vou me antecipar, para aqueles que vão dizer; "é, mas isso é para dispensação da lei", eu digo que quem assim pensa está no engano, está no sofisma! Isso mesmo, sofisma: argumentos para conduzir a tua família ao erro. 
Este ensinamento é não só para a dispensação da lei como também é para todas as épocas! É incrível como muitos hoje gostam de falar de coisas que não leram e não experimentaram! É hora de lermos nossas bíblias com mais cuidado. 
Esses que dizem que não precisamos ser tão fanáticos são os mesmos que dizem que milagres, que cura divina, que batismo no Espírito Santo, expulsão de demônios e que dons foram para o tempo dos apóstolos e que a unidade da igreja é uma utopia. 
Infelizmente muitos estão sendo enganados e é por isso que vivem em constantes derrotas, só o que eles têm para contar são derrotas e mais derrotas. Derrotas e mais derrotas. Mas o nosso Deus nos deu provisão de vitória, de TRAZERMOS O REINO DOS CÉUS PARA A TERRA, começando em nossos lares, em nossas casas, com nossas famílias.

                 O PAI DEVE TOMAR A SUA RESPONSABILIDADE

Em nossas cidades, Deus nos colocou não para agradar a homens, e o que vou dizer vou dizer com alegria porque sei que esta é a vontade de Deus, para que muitos que estão lendo estas palavras sejam libertos e tomem uma atitude de pais em suas casas em suas famílias. 
Se um pai, que é a chave da família, não tomar o seu devido lugar, se não aceitar a sua responsabilidade e não permanecer como o Senhor nosso Deus ordenou, sendo chefe de sua família e de sua casa, o plano de Deus nunca poderá funcionar, nunca poderá se concretizar em nossos lares e na vida da igreja. 
Nenhum pai poderá renunciar suas responsabilidades diante do nosso Deus. Os pais também não podem transferir sua responsabilidade a suas esposas ou a outros irmãos e também não podem transferir sua responsabilidade para algum “professor de escola dominical”, algum jovem “líder de mocidade” ou algum “conselheiro de crianças e adolescentes” ou outra pessoa qualquer. 
Não estou dizendo tudo isto aos amados pais para produzir condenação ou para acusá-los, mas para que se
ARREPENDAM, e tomem sobre si a responsabilidade divina,e a responsabilidade de pais. 
Deus, o nosso Deus, estará com os pais, como esteve com todos aqueles homens da bíblia que tomaram uma posição de maridos, pais e chefes de famílias. O nosso Deus sempre tem honrado essa posição, pois Ele é fiel. 
Mas, amados irmãos, vocês sabem o que está errado não somente em nossa sociedade como na igreja? É que a maioria dos homens da nossa sociedade são pais desertores. E sabe o que é ser um desertor?


Um desertor é alguém que foge de suas responsabilidades. Há muitos pais desertores, pais que fogem de suas responsabilidades. A grande maioria dos homens tem fugido de suas responsabilidades básicas: Responsabilidade de pai, responsabilidade de marido, responsabilidade de líder espiritual.
Eu poderia perguntar aos amados irmãos: Se alguém ora com as crianças na hora de dormir, quem é que ora? É a mãe que ora. Se alguém lê a bíblia com as crianças quem é que lê? É a mãe que lê. Quem é que ora quando o filho está com febre ou doente, quem é que ora? É a mãe que ora.
Quem é que arruma as crianças e as incentiva para estarem reunidas com outros irmãos, quem é? É a mãe que incentiva, é a mãe que arruma. Eu não estou dizendo que é errado a mãe fazer isso, não me entendam mal. Não é errado a mãe tomar parte do crescimento espiritual das crianças, no crescimento espiritual dos filhos. O que é errado é quando o verdadeiro iniciador, originador e orientador espiritual dos filhos e de toda a vida espiritual no lar deixa suas responsabilidades para a mãe!

                ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE

Hoje, em muitos lares cristãos, até parece que a responsabilidade das coisas de Deus, das coisas espirituais, é do sexo feminino. Os pais devem prestar muita atenção: Os pais são responsáveis pela vida de seus filhos, você pai é responsável pela vida espiritual da tua família. Não culpemos os irmãos, não culpemos a igreja, quando nossos filhos se desviarem! Porque Deus, o nosso Deus, colocou a responsabilidade sobre a  cabeça do pai, e só sobre a a cabeça do pai, por isso não joguemos a culpa nos outros. Assuma a sua responsabilidade! Os pais são Sacerdotes; São seus Profetas; São seus Reis. Se o filho tem falhado, é porque também o pai tem falhado. 

Os pais podem ser exemplares funcionários, podem ser presidente de um Banco, podem ser atletas excepcionais, podem ganhar muito dinheiro, mas se não forem bons maridos, se não forem bons pais, diante do nosso Deus são um verdadeiro fracasso. Fracassados! Porque não conseguem alcançar o propósito de Deus como pais.

O FRACASSO NO LAR É MOSTRA DE QUE NUNCA UM PAI SERÁ UM LÍDER ESPIRITUAL

Se a nossa casa não estiver em ordem, somos um fracasso! Se um pai não alcança o sucesso no seu lar, é certo que ele nunca será um líder espiritual.
É um fracasso, não importa o que ele faça, ele é um derrotado, é um fracassado! E a igreja hoje está cega e não vê. Quantos estão com a vida familiar numa verdadeira desordem e continuam em posições de liderança no meio da igreja! Quantos pais hoje não têm coragem de tomar uma posição como representantes de Deus em suas casas, quantos pais são fracos e vacilantes, eles não têm firmeza e nem convicção!
E quantas mulheres estão liderando suas famílias, simplesmente porque os homens não tomam sua devida responsabilidade! Quantos pais tem introduzido nos seus lares o mundanismo! Não quero me ater a esse assunto, mas quantos depois querem voltar para Deus e as suas famílias já não querem mais os seguir, porque trouxeram o mundanismo para suas casas! É muito fácil levar a família para Sodoma, mas é quase impossível tirá-la de Sodoma novamente. 
Por isso o pai deve ser cauteloso. Cuidado com o mundanismo, cuidado com as coisas do mundo que são introduzidas em nossos lares! O mundo está em inimizade com Deus e todos os pais devem estar alertas. Se hoje um pai não desistir do mundo e viver exclusivamente para Cristo Jesus, ele vai ter muitos problemas em sua família. 


Não vou fazer uma lista interminável de coisas que são mundanas, mas simplesmente te digo que tudo que está afastando tua família do nosso Deus é mundo e está em inimizade com o nosso Deus. 
Por isso devemos desprezar tudo o que tem afastado nossas famílias do nosso Deus. 

 OS PROBLEMAS COM NOSSOS FILHOS NÃO SE ORIGINAM NELES

Meu desejo é que os pais tenham prazer nos seus filhos hoje! Mas podemos contar quão poucos tem prazer em seus filhos e em seus lares. Porque tantos jovens filhos de cristãos genuínos estão envolvidos com drogas, com sexo, com imoralidade, com más companhias e até entrando no cativeiro do ocultismo e do ateísmo? Por quê? Simplesmente porque seus pais falharam! E não podemos concordar com esta estória da falsamente chamada ciência que diz que é problema genético: “o problema é dos genes” é o que eles dizem! É a mesma teoria daqueles que dizem que o homem veio do macaco.
Os problemas das nossas crianças o problema dos nossos filhos não se originam com elas. Não é genético, não é dos genes. A verdade é que os problemas dos filhos começam com os pais! Pais problemas, filhos problemas! Pais problemas, filhos problemas.

                O PROBLEMA DA DESARMONIA NOS CASAIS

Depois de tudo que foi dito, você talvez ainda discorde. Não tem problema, você tem o direito de discordar. Mas ainda vou dizer algo: O maior fator responsável pela abertura de filhos aos ataques demoníacos é a desarmonia entre seus pais. Estou convicto de que, no lar em que houver desarmonia entre os pais, os filhos serão automaticamente expostos a ataques. 
Digo isto porque fui fruto de constantes brigas no lar em minha infância e adolescência e fui perseguida por este sentimento ira que reinou em mim. 
Não vejo uma vez nas Escrituras onde o Senhor Jesus libertou uma criança sem a presença dos pais. O Senhor Jesus sempre requisitava aos pais crer em favor dos filhos. A responsabilidade básica de crer a favor dos filhos está sobre o pai.
“Crê no Senhor Jesus pai e serás salvo tu e a tua casa”.
Mas, na prática, o que se vê? Vê-se o pai sendo o último que aparece quando o filho está necessitado. Geralmente quem traz as crianças é a tia, a avó, a vizinha, a mãe ou a irmãzinha. Mas o pai, a pessoa principal nunca aparece. Oh! É que eles estão muito ocupados!!! É tempo de despertarmos.

      TOMAR POSSE DA NOSSA POSIÇÃO E RESPONSABILIDADE

Que o Senhor abra os olhos do nosso coração. Falei de maneira bem sumária a vocês pais porque vocês são os responsáveis pelas suas famílias. E já é tempo de assumirem a sua responsabilidade. O pai, deve permanecer numa posição de fé. Não culpe a igreja, não culpe os irmãos. Agora, após termos feito à leitura destas palavras, devemos decidir por uma família que adora ao Senhor, uma casa que crê no Senhor, uma casa que é um pedacinho do céu.
E, na sua posição de pai, reclamemos as suas promessas para toda nossa família. Declarem que a nossa família vai crer no Senhor, independente se eles estão crendo ou não, porque são vocês  pais e não eles que são os responsáveis pela família. E decidam hoje que eles irão servir ao Senhor nosso Deus em nome do Senhor Jesus. Se fizerem esta oração de coração assim será com nossas casas, com nossas famílias.

                     PAI CRENTE TEM QUE APRENDER:

-Tem que aprender a conduzir os seus filhos a Cristo Jesus; -Tem que aprender a ser amigo dos seus filhos. Não permite que seus filhos sejam como estranhos para eles; -Tem que aprender a ficar próximo de sua família;-Tem que aprender que a atmosfera da família é uma atmosfera de muito amor;-Tem que aprender a alimentar sua família com amor, com comunicação, com responsabilidade;-Tem que aprender que, na família onde há brigas e discussões constantes, os filhos não crescerão normalmente. 
Quantos hoje estão marginalizados na sociedade e na igreja porque nunca experimentaram o verdadeiro amor em suas famílias, o verdadeiro amor com seus pais! 
Por outro lado, muitos dos grandes servos de Deus vieram de grandes pais. Se você for um bom pai, quantos irmãos maduros teremos na geração que virá! Sou levada a dizer que o futuro da igreja depende de bons pais. Que Deus nos abençoe, assim como a Abraão, que ordenou toda sua casa para glória de Deus. 
Depois do dilúvio, Deus começou a buscar um homem que seria o chefe de uma nação especial, destinada a trazer benção a toda humanidade. Quem foi que Deus encontrou? Abraão. Sabe por que Deus escolheu Abraão? A resposta esta no primeiro livro da Bíblia Gênesis 18.19 que diz:
Porque tenho conhecido que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para obrarem com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado”.
Em síntese: Abraão assumiu a responsabilidade como representante de Deus, ele assumiu a responsabilidade para ordenar a seus filhos que após ele guardariam o caminho do Senhor. Aleluia!

"E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor". (Efésios 6:4)

Senhor, levanta bons pais que assumam suas responsabilidades para o futuro da Igreja e para tua glória. Em nome do Senhor Jesus. Amém.

Texto baseado no site: http://www.vida.emcristo.nom.br/




2 comentários :

Oi Fluvia,
passando pra te desejar uma ótima
semana! a paz do Senhor, abraço!!

A paz amada irmã Marylane, pra você também uma ótima semana na presença de Deus.
Beijos!!!!!!

"Amada, o nosso bom testemunho de vida cristã começa dentro do nosso lar".
QUAL O PAPEL DO MARIDO E DA MULHER DENTRO DO LAR?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...