26 de setembro de 2013

O nosso lar


O lar é o principal ambiente onde os filhos e os pais aprendem a sabedoria de Deus e descobrem como aplicá-la.
É no lar em que os relacionamentos são construídos com base na comunicação e entendimento mútuo, e onde as crianças e os adultos aprendem e crescem amando a Deus e ao seu próximo também. 

O papel da mulher inclui em ajudar os membros de sua família a se entenderem dentro de casa e a criar um ambiente em que cada membro da família possa se sentir inteiramente aceito e seguro. 
A mulher de Deus governa bem o seu lar, e não come o pão da preguiça. Ela é uma boa esposa e ama seu marido, ela é uma boa mãe e ama seus filhos, ela é uma mulher hospitaleira e recebe a todos bem e com prazer, ela é uma boa dona de casa. 

A mulher sábia edifica o seu lar, tanto fisicamente como espiritualmente, o seu lar é um refugio das tempestades da vida. É uma mulher que ora, jejua, lê as escrituras sagradas, e não somente isso, ela vive e testemunha para sua família o que ela aprende com Deus, ou seja, ela é um exemplo de vida para sua família!!Ao cuidar do lar, a mulher precisa de sabedoria e amor para que sua casa reflita paz, comunhão e amor. 

As tarefas domésticas são extremamente valorizadas na bíblia, então a mulher de Deus ensina as suas filhas a serem boas donas de casa, a quando se casarem amarem seus maridos e filhos, a serem castas, moderadas, sujeitas a seus maridos, ou seja, a educação de suas filhas gira em torno do marido, dos filhos, do lar. 

Como está escrito lá em Tito 2:3-5
“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada”.

Amada, o nosso bom testemunho de vida começa no nosso lar, tenho visto mulheres cristãs que fora do lar aparentam ser boas cristãs, mas em casa não dão bom testemunho de vida. Infelizmente são mulheres iracundas, nervosas, insubmissas, não instruem seus filhos, nem sequer tem paciência de ouví-los. 

Precisamos edificar nos lares, muitos lares estão sendo destruídos, e infelizmente muitas das vezes nós mulheres temos grande parcela de culpa!!

Muitas de nós sabemos o que precisamos mudar, então que possamos lutar por essas mudanças, pois sabemos que a qualquer momento o nosso Senhor Jesus vai voltar, e o que vamos apresentar a Ele? Será que Ele se importará com o trabalho que tivemos aqui na terra? Será que Ele se importará com as roupas novas que compramos? Ou com que comemos? Não que essas coisas não sejam importantes, mas infelizmente elas tem tomado o primeiro lugar muitas das vezes de nossas vidas. 

Eu creio que Jesus se importará sim se edificamos nossos lares, se fomos submissas e ajudadoras de nossos maridos, se amamos e instruímos nossos filhos no caminho Dele, se testemunhamos para outras mulheres.

Veja o que está escrito lá em Lucas 12: 15-21
“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus”.

Tá vendo amada? Este homem só pensou em ajuntar tesouros aqui nesta terra, mas não pensou em ajuntar tesouros no céu. E infelizmente temos visto hoje em dia uma sociedade egoísta e ambiciosa, que só pensa nas coisas desta terra, só pensam em dar coisas materiais para seus filhos, mas não pensam em dar o melhor para eles, que é Jesus, o pão da vida!!

E se nós mulheres de Deus não estivermos ligadas e alicerçadas em Cristo, acabamos aceitando esse padrão de vida passageira e vazia, e nos esquecemos da eternidade que nos está reservada para todos aqueles que temem e obedecem a vontade de Deus em suas vidas!!

Um lar alicerçado no Senhor Jesus e sob os cuidados de uma mulher que busca a sabedoria, e o conhecimento de Deus a cada dia que se levanta, permanece firme em meio às tempestades da vida. Um lar que é edificado por uma mulher sábia, todos que ali residem recebem como herança a vida eterna!! Tem herança melhor do que esta amada?

Então que possamos ser mulheres virtuosas, mulheres que edifiquemos os nossos lares amém?

0 comentários :

"Amada, o nosso bom testemunho de vida cristã começa dentro do nosso lar".
QUAL O PAPEL DO MARIDO E DA MULHER DENTRO DO LAR?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...