31 de julho de 2014

A boca da mulher cristã


Hoje iremos falar sobre a língua, será que a nossa língua como serva do Senhor está sendo usada para edificar ou para amaldiçoar? 

Para que temos usado a nossa língua? Qual o propósito das palavras que saem da nossa boca? Será que temos abençoado ou amaldiçoado nosso esposo, nossos filhos ou ao nosso próximo? 

Vivemos hoje em uma plena correria em nossas vidas e nem pensamos nas coisas que saem de nossas bocas, palavras ríspidas contra nosso próximo, palavras agressivas que causam feridas profundas, magoam e transformam as nossas vidas e a de nosso próximo.

Vamos ver o que diz a palavra de Deus?

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis".
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua"(Provérbios 31:10,26)

O que é amada abrir a boca com sabedoria? 
É termos sabedoria ao abrirmos a nossa boca, é sabermos o momento certo de falar e de calar, é também sabermos o que falar, por isso temos 
que pedir sabedoria a Deus, para que Ele venha nos direcionar o que falar e o que não falar.

O sábio Salomão diz lá em Provérbios 19.2 que "não é bom proceder sem refletir e peca quem é precipitado". Então amada, podemos perceber neste versículo, que antes de procedermos temos que refletir, pois se formos precipitadas e falarmos tudo o que vem no nosso coração 
pecaremos contra o Senhor.

Grande parte dos problemas que surgem em nossos relacionamentos tem origem na falta de cuidado. Somos muito rápidas em abrir a nossa boca, e acabamos negligenciando a sabedoria que existe em refletir antes de falar. 

Aí entra a prudência, você sabe o que é prudência? 

Prudência é uma qualidade da pessoa que age buscando evitar tudo aquilo que julga fonte de erro, ou seja, antes de agir essa pessoa prudente medita antes, para ver se a sua atitude será correta ou não, a pessoa prudente é cautelosa, é precavida, é sensata, e cuidadosa. 

E será que na bíblia tem algum versículo que fala que nós mulheres temos que ser prudentes? Vamos ver? 

Lá em Tito 2: 3-5 diz assim: "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes. a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada". Então amada, nós mulheres devemos ser prudentes 
sim.

As nossas palavras têm o poder de criar situações, de modificar ambientes, de alegrar, de entristecer, de aproximar ou de afastar as pessoas. Já percebeu de quando estamos nervosas, e falamos sem sabedoria tudo o que vem do nosso coração, de como o ambiente do nosso lar fica pesado?

Veja o que está escrito em Salmos 19:14:
"Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!"

O nosso Falar Determina Vida ou Morte!!
Vamos ler lá em Tiago 3:1-13:
"Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?

Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria".
A Língua é o órgão favorito do Diabo Para Destruição. 

Numa batalha espiritual, a maior dificuldade que temos é a de controlar a língua. Ao contrário, a palavra de Deus nos diz lá em Provérbios 16.24 "Palavras agradáveis são como favos de mel: doces para a alma e medicina para o corpo". Então muitas das vezes ficamos doentes também por causa da nossa língua. 

Se não atentarmos para a Palavra de Deus, podemos cair, e feio! A língua é o órgão favorito do diabo para destruir uma pessoa, uma família, a Igreja. 

Temos que tomar muito cuidado com o que pensamos, pois a nossa vida é dirigida pelos pensamentos verbalizados, ou seja, falamos o que pensamos. É incrível a diferença que uma simples palavra ou ação faz em nossa vida. Uma conversa maldosa pode causar grandes males ao casamento. Por exemplo, seu marido tem uma dificuldade, ao invés de você ajuda-lo com palavras de ânimo, você fala palavras desanimadoras ou acusativas, e com esse procedimento, você amada estará fazendo com que ele erre mais e desanime em vencer suas dificuldades.

Devemos usar as nossas palavras sempre com a finalidade de edificar e não de amaldiçoar ou piorar alguma situação. Mesmo que estejamos diante de alguma crise em nosso casamento, devemos procurar falar com calma, controlar as emoções, respeitar as diferenças, colocar-se no lugar do outro, sermos honestas e transparentes. Abster-nos de maledicência, entregarmo- nos à prática do que é bom, sermos justas e verdadeiras. 

Como eu escrevi lá em prov 31:26 que a lei da beneficência também está na língua da mulher virtuosa. 

O que é beneficência? É fazer bem ao próximo, ato de beneficiar o outro, de fazer o bem. Assim deve ser as atitudes de uma mulher virtuosa.

Ainda diz mais a palavra do Senhor: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem". (Efésios 4:29).

Você sabe o que é palavra torpe? São palavras desonestas, vergonhosas, depravadas, repugnantes, asquerosas, indecentes, vergonhosas, grosseiras, vulgares, nojentas e infames. (Tirei do dicionário tá amada?) 

Então amada, da nossa boca segundo as escrituras sagradas não deve sair "nenhuma" palavra torpe.

Temos que tomar muito cuidado, pois lá em Tiago 3:10 diz: "De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim".

Verdadeiramente as nossas palavras tem poder para abençoar e para amaldiçoar.

Se nós profetizarmos as bençãos do Senhor sobre a vida de nossa família, é as bençãos do Senhor que iremos ter, mas se profetizarmos maldição é maldição que teremos. 

Também está escrito lá em MT 12:36-37: "Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado"

É muito séria esta questão da nossa língua e o que falamos, por isso que nós mulheres que pertencemos ao Senhor, temos que  ser mais prudentes, e  pedir a Deus sabedoria para lidarmos com as situações que vivemos no nosso dia a dia. 

Amada não importa a situação que passemos, mesmo numa crise no nosso casamento, ou alguma desobediência ou agitação dos nossos filhos, não temos o direito de nos irar contra eles, e muitas das vezes na maioria das vezes amaldiçoamos nossos maridos e filhos, quantas das vezes você já não falou assim para o seu filho: Seu burro!! Você é muito agitado, 
não tem mais jeito!! Seu idiota!!! E outras palavras de maldição? 

Com essas suas palavras, seu filho piora cada vez que você profere palavras de maldição. 

O meu desejo para mim e para você amada irmã, é que nós venhamos abrir a nossa boca com sabedoria, e que a beneficência esteja na nossa língua, não importando a situação que estamos passando. Pois a ira do homem não opera a Justiça de Deus, o nosso Deus nunca vai operar na nossa ira. Então medite antes de falar, e não fale o que vem no seu coração. 

Peça sabedoria a Deus, como está escrito lá em Tiago 1:5-7: 
"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa".

Peça: Senhor faça da minha boca uma boca sábia segundo o Senhor, me dê prudência ao agir dentro do meu lar com o meu esposo e com os meus filhos, e também diante desta sociedade

Infelizmente amada vejo muitas crentes que na hora da ira xinga até palavrão. Muitas das vezes pregamos muito mais com as nossas vidas, do que com palavras, que você venha meditar nisso, e se você amada não tem usado sua boca para edificar vidas, que você possa verdadeiramente se arrepender e mudar de vida, pois como eu li lá em MT 12:36-37: "Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado".

Que possamos ser mulheres virtuosas, prudentes no nosso falar!!



17 comentários :

Lindo post ! Nós como cristãs devemos ter muito cuidado com o que dizemos e falamos ... Deus lhe abençoe mãe ! Bjs ♥

Com certeza amada filha!! Devemos ser prudentes em cada segundo do nosso dia a dia!! Beijos filhota!!!

Parabéns pelo blog, fiquei muito feliz em conhecê-lo e poder divulgá-lo às outras pessoas. Que Deus continue usando sua vida e esse blog como canal de salvação e bênçãos.

Não é de se espantar que a língua é um órgão (se não me angano o único) que se movimenta constantemente voluntariamente.. Só com um mente tranformada e muita vigilância pra moderar o que sai dela.
Parabéns pela sua dedicação e trablaho nesse espaço que pode alcançar muitas pessoas. Que Deus sempre seja glorificado pelos ensinamentos e orientações passados por aqui..

Convido a conhecer e se gostar seguir meu blog, eu vi o seu link na UBE.

Fique na paz e tenha um bom fim de semana.

http://www.ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

@Ds83Ezequiel

Obrigado amado irmão Ezequiel, por sua visita neste humilde blog!!
E pelas suas sábias palavras!!
Com certeza estarei visitando e seguindo o seu blog. Abraços, que possamos juntos na presença do Senhor!!

Que nos ajude a sermos prudente no que pensamos e falamos. Que a nossa vida em tudo glorifique o Senhor. Linda e abençoada mensagem. bjsss

Ao navegar pela net encontrei o seu blog, não li muito,mas gostei do que vi e li,espero voltar mais algumas vezes,deu para ver a sua dedicação e sempre aprendemos ao ler blogs como o seu.
Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário.
Abraço fraterno.António.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

Obrigada mais uma vez querida irmã Nal, por sua abençoada presença aqui no blog. Com certeza amada temos que ser prudentes com o que pensamos e falamos. Que possamos nos negar e fazermos a vontade do Senhor. Beijos!!!!

Olá,amiga!!! Seja bem vinda a Agenda dos blogs! Sou a autora dele, a Magda Moreira e estou aqui para te dizer que o seu blog está na lista dos cadastrados com o número 862 . Se você quiser solicitar a sua Carteirinha de membro oficial, fique a vontade é só comentar no meu blog e deixar o seu pedido com o número de identificação.Peço a amiga que todas as visitas que vierem até aqui, que você possa retribuir, seguindo e comentando no blog das amigas que você veio da Agenda dos Blogs. Gentileza Gera Gentileza.Algumas amigas novas eu adicionei ao nosso grupo do Facebook, chamado Amigas(os) da Agenda.Quem ainda não é membro, primeiro precisa me adicionar no Facebook e depois me envia uma mensagem inbox contendo o seu número.Na lista dos cadastrados, você segue quem quiser!!Fique atenta nos acontecimentos que gira em torno da Agenda dos Blogs, onde eu falo as novidades do blog em primeira mão no nosso grupo no Facebook.Participe também do Mega Sorteio Show de kits, onde a Agenda dos Blogs e 11 amigas, estão dando 12 kits de presentes!! São 13 Chances Extras e você pode ser uma das ganhadoras. Inscrições até o dia 18/07 e o resultado sai no dia 20/07. É uma alegria ter você conosco!!! Bjssss!!!

http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

Parabéns!!
Avisa que o BLOG DO PARCEIRO esteve aqui vindo lá do Agenda dos Blogs.
Aguardo a sua visita:

http://josenidelima.blogspot.com.br/

A paz amada venho atraves do Agenda dos Blogs e amie seu cantinho, muito lindo mesmo bjus
Venha me visitar
http://soelassentendem.blogspot.com.br/

Obrigado pelas visitas amado Joseni, e amada Itamara!! Que Deus os abençoe!!

Gostei muito desse blog.Que Deus continue te abençoando.É muito bom encontrar pessoas usadas por Deus!Nossa língua deve ser sempre controlada Espírito Santo!

Obrigada irmã Tânia!! Que possamos aprender juntas na presença de Deus!!!
Beijos!!

ola,adorei te conhecer,nos dias de hoje,seguir uma religiao na minha opiniao esta sendo muito dificil,pois as pessoas,estao muito distantes ou seja elas so se lembram de Deus qdo estao em dificuldades.Ja estou te seguindo.Vem conhecer meu cantinho tbem artesdiversos.blogspot.com.br obrigada bjks

Amém amada Shisue!! É verdade, a maioria só buscam ao Senhor quando estão em dificuldades. Obrigada por sua visita aqui no meu humilde blog!!
Também já estou te seguindo. Beijos querida!!

"Amada, o nosso bom testemunho de vida cristã começa dentro do nosso lar".
QUAL O PAPEL DO MARIDO E DA MULHER DENTRO DO LAR?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...