4 de agosto de 2014

A menopausa ou a TPM, pode nos dominar?


Com certeza quase todas nós já ouvimos falar sobre a TPM ou a menopausa, ou até mesmo já passamos ou estamos passando por elas, não é mesmo?

A TPM e a menopausa afetam o nosso emocional, pois os hormônios que agem em nós nesses períodos nos causam cansaço, fadiga, irritabilidade, sensação de inchaço, dor de cabeça, insônia, etc... 

Muitas das vezes amada, ao sentirmos esses sintomas, nos acomodamos e os aceitamos em nossas vidas, e dizemos para nós mesmas, ou para nossos maridos e outros: "Ah, eu estou assim é por causa da TPM, daqui a pouco passa", e com isso muitas das vezes pecamos, maltratamos, e temos reações que não agradam ao Senhor, e nem ao nosso próximo.

Mas, não devemos nos esquecer que somos guiadas pelo Espírito e podemos sujeitar a nossa carne ao governo do Espírito. 

Se as mulheres desse mundo são desequilibradas e insuportáveis nesses períodos, nós servas de Deus, não podemos ser. 

Nós, filhas de Deus, podemos nos controlar, podemos negar a nossa carne e nos cuidarmos melhor. Em outras palavras, não deixemos a carne extravasar as suas obras por causa dos hormônios. 



Deus é maior que tudo isso. Os médicos hoje têm tratado algumas manifestações espirituais como doenças da carne. Mas não são. São doenças espirituais e são curadas com arrependimento e mudança de atitude, são curadas com a morte do nosso ‘eu’ e com sujeição, com  compromisso e com comunhão constante com Deus. 


A Palavra de Deus é espada penetrante e capaz de penetrar a divisão da alma e espírito, como uma espada pode dividir as juntas e medulas de um corpo. 

Vamos ver como somos curadas?


Para a ansiedade, a Bíblia diz ‘não estejais ansiosas por coisa alguma’ e ‘sem fé é impossível agradar a Deus’; para a tristeza, diz que ‘a alegria do senhor é a nossa força’; para o coração ferido e magoado diz que o perdão é uma ordem e que ‘como Cristo vos perdoou, também deveis perdoar’; para o pecado retido diz ‘andai na luz’; para o cansaço diz ‘a minha graça te basta’ e ‘aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças’; para as noites sem sono, a Palavra nos lembra que os grandes homens de Deus gastavam as suas noites em oração e podemos lembrar daquele antigo hino que diz ‘madrugada, foge o sono, e é tão bom saber que estás aqui, Senhor’; para o nervosismo e a irritabilidade, diz que ‘a ira do homem não produz a justiça de Deus’ e há o convite do  Senhor Jesus para aprendermos a sermos mansas e humildes como Ele

Esses tratamentos são infalíveis, pois são feitos pelo médico dos médicos, mas só podem ser realizados em quem já morreu para o mundo e para si mesmo. 


Lembremos que a Bíblia chama o diabo de ‘o inimigo de vossas almas’, logo, vigiemos, pois a todo momento ele lança dardos inflamados contra a nossa alma, pois sabe que somos mais vulneráveis nesse aspecto, por sermos mais frágeis que os homens. Toda vez que nos sentirmos tentadas a entrar na carne, devemos fazer como o salmista Davi: Volta alma ao seu descanso e repousa no Senhor

As mulheres de Deus não são carnais, são cheias do Espírito Santo, contentes, alegres, fervorosas, cheias da Palavra do Senhor, sempre dispostas a ensinar as mais novas a amarem os seus maridos e filhos, e a serem santas no Senhor. 


Penso muito em Maria, mãe de Jesus, pois havia muitas mulheres da tribo de Judá e muitas da casa de Davi, mas Maria foi a escolhida. 

Fico observando certas coisas que a Bíblia relata e pensando numa mulher com um barrigão de nove meses viajando pelo deserto em cima de um jumento e parindo, sem qualquer anestesia ou analgésico, num estábulo, colocando o bebezinho no local onde os animais se alimentavam (!!!!). 



Não consigo imaginar Maria levantando pela manhã e reclamando por ter que acordar à noite para alimentar ou trocar Jesus ou se queixando de lavar as roupas de José, cheias de poeira da carpintaria, numa época em que não existia OMO nem MINERVA. A Bíblia diz que esta mulher retinha tudo em seu coração.

Por isso amada, como mulheres virtuosas, mesmo que haja motivos, não devemos deixar a carne nos dominar.
"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus" (Romanos 8:7-8).


Quando vier os sintomas da TPM ou da menopausa ore, e rejeite-os. Não desconte em quem mais precisa do seu amor, e não devemos nos esquecer que o pecado não pode mais nos dominar, isso é, se verdadeiramente nascemos de novo! Se verdadeiramente somos novas mulheres!

"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça". (Romanos 6:14).

Que a paz do Senhor possa superabundar em seu lar!!

3 comentários :

Texto maravilhoso, nós mulheres de Deus temos que ser sábias para edificar a nossa casa e viver com dignidade e prudência.

É verdade irmã Léia. Tudo podemos naquele que nos fortalece!! Beijos querida!!!!

Realmente a TPM é um assunto sério. Sempre sofri muito com isso. Tem meses que fico melancólica, outros mais irritada, mas temos que aprender a controlar nossas emoções mesmo nesses dias. O Espírito Santo pode nos capacitar para isso. Deus abençoe.

"Amada, o nosso bom testemunho de vida cristã começa dentro do nosso lar".
QUAL O PAPEL DO MARIDO E DA MULHER DENTRO DO LAR?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...