8 de agosto de 2014

Dia dos pais!! O que Deus quer de você papai?




Hoje vou estar trazendo uma palavra para os papais, amém?

Você amado pai só é pai, porque tem filhos, não é mesmo?

E o que Deus amado, espera de você que é pai?

Vou te dizer uma coisa, para você que é pai: Não há herança maior que um pai pode deixar para os seus filhos, do que a sua fé em Jesus Cristo!! Ou seja, um dia você irá partir deste mundo, e o que você vai deixar de herança para os seus filhos?

Muitos pais infelizmente tem procurado ajuntar tesouros neste mundo, ajuntar bens materiais para seus filhos, ou seja, querem deixar um futuro promissor para seus filhos  aqui nesta terra passageira. Mas para você que é pai, te digo uma coisa: A salvação dos nossos filhos é mais urgente, do que qualquer outra coisa na vida deles!!

O que adianta você pai dar tudo de bom aos seus filhos e os perder para toda a eternidade?

O que adianta seus filhos ganharem o mundo inteiro e perderem as suas almas?

O que adianta você pai deixar uma boa herança para os seus filhos, se não os ensinar a amarem a Deus sobre todas as coisas?

O que adianta você ajuntar tesouros para seus filhos neste mundo, se eles não poderão levar nada quando partirem?

Infelizmente vivemos numa sociedade consumista, onde aprendemos que temos que correr atrás, temos que trabalhar muito para darmos o que é de melhor para os nossos filhos.

A conseqüência disso, são filhos jogados nas mãos de babás ou empregadas domésticas que são muitas das vezes mulheres ímpias, e que acabam ensinando coisas erradas as crianças. Crianças  são jogadas diante de uma televisão, com programação infantil altamente espiritualizada e erótica, e fora o computador que tem tomado grande parte do dia das crianças.

E os resultados são: Filhos desobedientes; sem amor a Deus, e aos pais; respondões; dados aos costumes do mundo, e entre outros males.

Se deixarmos, acabamos amados nos contaminando com esta sociedade e achando tudo normal,  e deixando a vontade do Senhor para as nossas famílias de lado.

Lembro-me até hoje do que o meu sobrinho disse para a minha mãe, ele dissse que minha irmã dava de tudo de bom para ele, mas que não dava o principal, que era o amor, e naquela época ele só tinha 9 anos de idade. Pensamos que nossos filhos não se sentem carentes, ou muitas das vezes dsprezados, mas eles sentem sim a nossa ausência.

E agora eu te pergunto pai: Que herança você tem construído para deixar para seus filhos? O que você tem feito em relação a salvação de seus filhos?

Muitas das vezes temos colocado a nossa responsabilidade de instrução de nossos filhos  nas mãos de terceiros. Como, mandá-los para a escola dominical, ou para o grupo de jovens da igreja, não que isso seja ruim, pelo contrário, tem sido bom para nossos filhos. Mas agora te pergunto: 

Você também tem feito o seu papel como pai em relação a instrução de seus filhos? Como está escrito lá em Deut 11:18-19
"Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.
E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te";
Você amado pai tem ensinado seus filhos sobre Deus, e sobre Jesus? Tem os ensinado em todo o tempo a respeito das coisas do Senhor?

Quando fui para o Rj no mês passado rever minha família, tive a oportunidade de reencontrar uma amiga minha, e ela me disse sobre estes versículos. Ela disse que não tem regra para ensinarmos os nossos filhos, é em todo o tempo em que estamos com eles.

Por exemplo: Surge alguma discussão entre as crianças, então é hora de pararmos e ensinarmos a elas sobre a briga, sobre que não podemos revidar, se irar, que devemos nos amar, que devemos ser justos, tudo isso mostrando na palavra do Senhor. Por isso é que fala lá em deuteronônio que é assentado, levantando, deitando, ou seja, em todo o tempo.

Mas será que é isso que fazemos realmente? Será que estamos priorizando nosso tempo com os nossos filhos, que são a herança do Senhor? Temos ensinado a eles a serem a luz desse mundo?

Ou será que outras coisas tem tomado o primeiro lugar em nossas vidas?

Será que você, pai, está disposto a fazer qualquer sacrifício para salvar os seus filhos do fogo, do fogo eterno, e da perdição eterna? Nossos filhos não nascem convertidos. Eles precisam de nós e da nossa instrução para se tornarem homens e mulheres de Deus.

Está você pronto a pagar o preço da renúncia de deixar de viver para você próprio, ou para suas vontades, e viver em prol da salvação de seus filhos? Está você pai, pronto a viver uma vida de oração, uma vida de jejum, uma vida de ser um bom exemplo de vida para seus filhos, e a viver uma vida no altar, para que seus filhos sejam salvos?

Que sacrifício você tem feito pelos seus filhos?

Muitas das vezes você se sacrifica no seu trabalho, você se sacrifica para ter um carro melhor, se sacrifica para mobiliar sua casa, ou até mesmo para comprar outros bens sem necessidade, mas não se sacrifica pela herança que o Senhor te deu, que são os seus filhos.

 Será que, uma casa bonita, móveis perfeitos, carro novo, vida social, dinheiro, etc. justificam a falta de cuidado espiritual para com os seus filhos?

Os filhos amado, não nascem sabendo, eles precisam de seus pais para ensiná-los o caminho certo, ou o caminho da perdição. Mas o tempo de muitos pais está tomado de inúmeras outras coisas. A maioria dos pais são ausentes na vida de seus filhos.

Os pais precisam amar mais os seus filhos do que o dinheiro. Amado, seus filhos são mais importantes do que o seu trabalho. O que as famílias precisam não é de mais conforto, mas sim de mais amor.

O que o seu filho mais necessita pai, não é de coisas, mas do seu amor e companhia. O que seus filhos carecem não é apenas de roupas caras e educação em escolas caras, mas de pais que estejam prontos a se sacrificarem para que eles sejam salvos e úteis para o reino de Deus.

Agora eu pergunto: O que os nossos filhos tem feito em prol do reino de Deus? Como está o coração de nossos filhos? Isso mostra se temos ou não nos sacrificado pela salvação deles, ou seja, pelos frutos de nossos filhos mostra como os temos instruido.

A bíblia diz, para nós instruirmos nossos filhos no caminho em que eles devem andar, e até quando envelhecerem não se desviarão dele. E se os nossos filhos não estão no caminho, a culpa é nossa, não somente dos pais, mas também das mães, pois é obrigação nossa ensiná-los no caminho de Deus.

E não pensem amados que por nossos filhos estarem dentro da igreja, eles são convertidos não. Essa minha mesma amiga que revi lá no Rio de Janeiro, me contou da prima dela que também era minha amiga, que está desviada. E essa prima dela lhe disse que ía para a igreja forçada, ou seja, com isso aprendemos que o dever é nosso de instruirmos nossos filhos em nossos lares. Para que eles venham ter alegria de congrgar também!!

Precisamos ensiná-los a amarem a Deus sobre tudo e sobre todos, mas precisamos antes de tudo amarmos o nosso Deus, precisamos ser exemplos de vida consagrada ao Senhor, para que nossos filhos através de nossos exemplos também venham a amar esse Deus maravilhoso, e ter prazer Nele!!

Para ser um bom pai, você precisa depender de Deus, precisa ter a responsabilidade de educá-los, e para isso exige trabalho.

Muitos pais se tornam pais desertores, e o que é pais desertores?

São aqueles que não assumem e fogem de suas responsabilidades dentro do seu lar, como ser o cabeça do lar, e o lider espiritual de sua esposa e de seus filhos.

Vou dar alguns exemplos aqui: Na maioria das vezes.

Quem é que ora com as crianças na hora de dormir? É a mãe que ora!

Quem é que lê a bíblia com as crianças? É a mãe que lê!!

Quem é que incentiva as crianças para estarem reunidas na igreja, quem é? É a mãe!!

Quem é que chama a atenção dos filhos quando fazem alguma coisa errada? É a mãe!

Eu não estou dizendo que é errado a mãe fazer isso, não me entendam mal. Não é errado a mãe tomar parte do crescimento espiritual dos filhos. O que é errado é quando o verdadeiro iniciador, originador e orientador espiritual dos filhos e de toda a vida espiritual no lar deixa suas responsabilidades somente para a mãe!

Muitos pais hoje pensam que a obra de Deus é só fora do lar, mas se esquecem que a obra de Deus começa dentro do lar.

Para vocês terem uma noção da seriedade e responsabilidade que o pai exerce no lar, é que ele só pode ser presbítero se: 1 Timóteo 3:1-5

"Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
 

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
 

Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
 

Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
 

(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );"

Então amado, o pai tem que governar bem a sua casa e ter seus filhos em sujeição, e esta sujeição dos filhos ao pai se ensina com a instrução. E se você que é pai não consegue ou foge da responsabilidade de governar a sua casa, também nunca poderá ser presbítero!!

Não sou eu quem digo, mas a palavra!!

E também lá 1 Timóteo 5:8 diz:

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel". 
Temos o bom exemplo de Jó. Mesmo ele tendo bens para cuidar, ele tinha tempo para orar pelos seus 10 filhos. Ele se levantava de madrugada para orar por eles. As primícias do seu tempo eram oferecidas a Deus em favor de seus filhos. Ele não cessava de colocar cada um deles no altar do Senhor.

Também temos o exemplo de Abraão, o que foi que Deus disse a respeito dele? Vamos ver? Gen 18:17-19

"E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço,
Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?
 

Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agir com justiça".

Deus sabia que Abraão iria ensinar seus filhos no caminho Dele. E será que Deus pode dizer isso a seu respeito amado pai?

Em sl 78:1-8 diz:
"Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. 

Abrirei a miha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade.
Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado.
 

Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez.
 

Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos;
 

Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos;
 

Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos.
 

E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a Deus".

 

É da vontade de Deus que os pais ensinem o caminho Dele para seus filhos, para que os filhos venham saber quem é Ele, e qual é a sua vontade na vida deles, e para que não se desviem Dele.

Agora eu pergunto: É importante pai a sua instrução na vida de seus filhos?

É essa herança eterna que você quer deixar para seus filhos? Ou você quer deixar para eles uma herança passageira?


Não se esqueçam: Nossos filhos são presentes de Deus, eles não são fardos, eles não nos atrapalham!! Deus não nos deu filhos para serem escravos do pecado, Deus não nos deu filhos para servirem ao mundo, e serem servos do diabo. Deus não nos deu filhos para povoar o inferno.

Nossos filhos são de Deus, e não podemos descansar até vê-los aos pés do Senhor, servindo-o de todo o coração. Não deixe os seus filhos nas mãos do inimigo. Chore por eles, ore por eles, jejue por eles, lute por eles, tome-os de volta.


Você terá trabalho? Com certeza terá, mas será um trabalho recompensador!! Um trabalho que você colherá bons frutos, e frutos eternos!!


Pois um dia você terá que apresentar seus filhos diante do Senhor. Por isso não abra mão de vê-los salvos e servindo a Deus.

Que Deus te abençoe papai, e te dê forças e perseverança para governar bem a sua casa e seus filhos!!

2 comentários :

Paz irmã!
Concordo contigo, os pais são uma grande e potente influência na educação espiritual dos filhos.
Somos espelhos deles e devemos ensiná-los da melhor maneira.

Obrigado pelo estudo, muito interessante!
Abraço

www.palavradiariadevida.blogspot.com.br

Amém amado irmão Paulo. Obrigado por seu comentário!!

"Amada, o nosso bom testemunho de vida cristã começa dentro do nosso lar".
QUAL O PAPEL DO MARIDO E DA MULHER DENTRO DO LAR?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...