4 de setembro de 2014

Sabedoria feminina


Quase todas nós conhecemos esse versículo que diz:

"Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos". (Prov 14:1)

E o que é ser sábia? Ser sábia é ser prudente, sensata, equilibrada, e ter conhecimento.

Mas para nós mulheres cristãs, que conhecimento é esse que temos que ter? É o conhecimento de Deus, precisamos em primeiro lugar conhecer o nosso Deus, precisamos conhecer Aquele a quem servimos, precisamos saber qual é a vontade Dele para nós mulheres.

Para que o nosso lar seja edificado precisamos ser sábias, precisamos de sabedoria, e que sabedoria é essa? Você sabe? Vamos ver nas escrituras sagradas?

 "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência". (Provérbios 9:10)

Em primeiro lugar precisamos ter temor do Senhor, ou seja, sabermos que Ele é sério, e que cumpre o que diz. 

Se tivermos temor do Senhor iremos com certeza buscar esta sabedoria, mas veja que sabedoria temos que buscar:

"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia". (Tiago 3:13-17)

Esses versículos acima amada, são bem claros sobre qual sabedoria devemos buscar.

Querida, se verdadeiramente queremos edificar os nossos lares devemos mostrar através de nossos frutos.
Existe a sabedoria do mundo que diz que temos que seguir o feminismo, que temos que ser iguais aos homens, que temos que deixar os nossos lares e os nossos filhos nas mãos de terceiros, que temos que ter a menor quantidade de filhos possível, que temos que dar o bom e o melhor materialmente falando para os nossos filhos. Te digo que essa sabedoria não vem de Deus.

Quer ser sábia e edificar seu lar em Deus? Uma mulher sábia segundo os versículos acima é primeiramente pura (sem impurezas), depois pacífica (aquela que transmite paz), moderada (branda, calma, doce, aquela que apazigua situações conflitantes), cheia de misericórdia (cheia de compaixão e bondade que se demonstra pela situação alheia.), como eu já disse também é aquela que dá bons frutos sem distinção e diferença de pessoas, e sem hipocrisia (sem fingimentos e dissimulações).

Se queremos realmente sermos sábias, temos que seguir a sabedoria que vem do alto, e não essa sabedoria terrena que nos é ensinada, e muitas das vezes nos é imposta pelo mundo.

E se você amada não tem sabedoria, o que deve fazer? Vamos ver?

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa". (Tiago 1:5-7)

Peça-a ao Senhor, mas peça-a de coração e crendo que Deus a dará, pois Ele mesmo afirmou que a dá para todos aqueles que a pedem a com fé.

Precisamos muito de sabedoria no nosso dia a dia. Tenho pedido direto ao Senhor para que Ele me dê sabedoria para saber agir em cada situação apresentada dentro do meu lar. As vezes são situações no casamento, outras vezes são com os meus filhos, pois tenho 6, onde são 3 adolescentes e 3 pequenos. Temos que ter esta sabdoria no nosso dia a dia, para que não venhamos tomar nenhuma decisão errada, e nem venhamos ser injustas com ninguém.

Conclusão: Que possamos buscar, pedir, e sermos verdadeiramente sábias segundo o coração de Deus, pois só assim o nosso lar e a nossa família será edificada em Deus.

Que a paz de Cristo esteja conosco hoje e sempre!!


















O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.

Provérbios 9:10


3 comentários :

Paz, Fluvia.
Realmente a sabedoria é primordial na vida de qualquer pessoa. E ela não se mostra com palavras apenas. Uma pessoa pode ter muita fluência verbal e, ainda assim, ser tola. A verdadeira sabedoria se mostra com atitudes. Pelos frutos é que se conhece a árvore.
Deus abençoe sua vida.

Paz irmã Fernanda!! É verdade querida. Mas uma vez obrigada pelo su edificante comentário. Beijos!!!!

Parabéns pelo texto lindo e edificante sobre a sabedoria.
Sabedoria e discernimentos duas coisas necessária e que com certeza agradaremos ao Senhor Deus. Deus te abençoe linda e sabia mulher. bjs

"Amada, o nosso bom testemunho de vida cristã começa dentro do nosso lar".
QUAL O PAPEL DO MARIDO E DA MULHER DENTRO DO LAR?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...